Os alunos de escolas municipais de Itumbiara, de famílias em situação de vulnerabilidade social, poderão almoçar nas unidades durante as férias escolares de julho, que começam na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Dione Araújo na segunda-feira, dia 28 de junho, na solenidade de entrega dos cartões Renda Mais, no Teatro Municipal.
Dione explicou que o pedido foi feito pela secretária municipal de Educação, professora Silvana Fernandes Matos Macedo, em nome dos gestores de escolas e CMEIs (centros de educação infantil), e contou com a participação do promotor de Justiça Clayton Korb, da Promotoria da Educação.
Nesta semana, as escolas enviaram comunicados aos pais para que procurem as unidades e solicitem que os filhos recebam a alimentação. A confirmação dos pais é necessária para as escolas fazerem os almoços com o número exato de estudantes, evitando desperdícios de alimentos. O almoço será servido de segunda a sexta-feira, das 11 horas às 12h30, durante as férias escolares, entre 4 e 29 de julho.
Nos CMEIs, o processo seletivo será diferente. Em vez do aluno almoçar na unidade, a família que solicitar, poderá receber, por semana, um kit de alimentação, com leite, bolachas e frutas.
O prefeito Dione Araújo e a secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, destacaram que os recursos para a alimentação dos alunos em julho são exclusivamente da Prefeitura. Dione e Silvana frisaram que a Prefeitura e a Secretaria de Educação estão atendendo as pessoas que mais precisam de atenção do Poder Público.
Em 2021, durante os períodos críticos da pandemia, ainda com as aulas virtuais, a Prefeitura e a Secretaria de Educação entregaram quase 50 mil kits de alimentação (49.244), com verbas do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal, e contrapartidas financeiras do município.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: WALTER BARRA / DECOM