O documentário “A Última Folia de Reis”, com 18 minutos de duração, será exibido nesta sexta-feira, dia 3 de maio, à noite, às 19h30, no palco da cultura, na Praça Sebastião Xavier, em Itumbiara. Exibição pública, gratuita, para toda a comunidade.
O documentário é apresentado e narrado pelo mestre de Folia de Reis, o radialista Gilmar Vasconcelos, com direção e produção do cineasta Júlio Quinan. O roteiro é de Gilmar e Júlio.
“A Última Folia de Reis” mostra a beleza da folia de reis, uma tradição centenária da cultura popular brasileira, que pode estar com os dias contados, se não houver pessoas interessadas em levar adiante este projeto cultural e religioso.
O documentário foi contemplado com recursos da lei federal Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, com realização do Governo Federal, pelo Ministério da Cultura, e organização da Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Gilmar Vasconcelos e Júlio Quinan explicam que o documentário é um registro e também um alerta para a sociedade para não perder as raízes históricas, como esta tradição da folia de reis.
O prefeito Dione Araújo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Machado, e o diretor municipal de Cultura, Ronimárcio dos Santos, destacam a importância do resgate cultural e religioso por meio do audiovisual. E também da boa condução dos recursos da Lei Paulo Gustavo.
OLHO MORTO
Depois da exibição de “A Última00 Folia de Reis”, será exibido o curta-metragem “Olho Morto”, com duração de 15 minutos. O curta foi escrito e dirigido por Júlio Quinan. O filme ganhou 40 prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema.
Com informações de Christiane Quinan, da equipe de “A Última Folia de Reis” e “Olho Morto”.
Canais da Prefeitura de Itumbiara
Site: www.itumbiara.go.gov.br
Face: @prefeituradeitumbiara
Instagram: @prefeituradeitumbiara
YouTube: @prefeituradeitumbiarago