POSTADO EM 26 ago 2023

SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO À DENGUE E A OUTRAS DOENÇAS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS, COM SÍNDICO DENGUEIRO

O síndico dengueiro tem papel essencial nestas tarefas, junto com as equipes dos órgãos públicos

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou, na última quinta-feira, dia 24 de agosto, uma reunião com representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

Em pauta, as ações de prevenção e controle das arboviroses, doenças transmitidas pelos chamados arbovírus, que incluem o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O objetivo da reunião foi reforçar, com os representantes dos órgãos públicos, municipais e estaduais, a importância de ações contínuas para eliminar focos de reprodução dos arbovírus, entre eles o Aedes aegypti. Como locais que possam armazenar água, como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas e pratos sob vasos de plantas. O inseto se reproduz em ambientes com água parada e aproveita o calor para a eclosão dos ovos.

Nesta tarefa de prevenção, controle e combate às arboviroses, tem a figura do síndico dengueiro. A função foi instituída, há 12 anos, pelo Governo de Goiás (Decreto n.º 7.222, de 21 de fevereiro de 2011), e também pelos municípios, como Itumbiara (Lei Ordinária n.º 4113/2011).

O síndico dengueiro é o profissional, no órgão público, que irá coordenar as atividades para prevenir, controlar e combater a proliferação dos arbovírus. Este síndico dengueiro é escolhido pela equipe de trabalho do órgão público. E tem o suporte técnico da Superintendência de Vigilância em Saúde na execução das tarefas.

DENGUE MATA
O prefeito Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Adriano Martins, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, destacam que as ações nos órgãos públicos, sob a coordenação dos síndicos dengueiros, são essenciais.

Esforços para evitar novos casos de doenças, como a dengue. Frisando que a dengue é uma doença que ainda mata. Eles reforçam que todas as ações são para salvar vidas e possibilitar que as pessoas tenham vida de qualidade.

Dione, Adriano e Elinamar destacam ainda que as ações de prevenção, controle e combate aos arbovírus são feitas continuamente em toda a cidade, com visitas a residências e comércios. E também com conscientização sobre os cuidados com terrenos vagos.