POSTADO EM 02 jul 2022 · Outros

ROMEIROS QUE VÃO PARA FESTA DE PANAMÁ RECEBEM APOIO EM BARRACA MONTADA PELA PREFEITURA DE ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara montou uma barraca de apoio aos romeiros que seguem a pé para a festa em louvor ao Divino Pai Eterno, em Panamá. A barraca funciona 24 horas e terá atendimento até as 12 horas deste domingo, dia 3 de julho, último dia da festa.
A barraca, que fica na BR-153, próximo ao trevo de acesso a Panamá, conta com ampla estrutura para atender o romeiro, que precisa de uma pausa antes de seguir o trajeto a pé. Ponto de alimentação, para café da manhã e lanches de dia e de noite, com café, chá, leite, frutas, bolos, pães de queijo e biscoitos. Atendimento de saúde, com primeiros socorros e ambulância, além de espaço para descanso e banheiro químico.
A atividade foi organizada pela FUNSOL, a Fundação de Solidariedade, as secretarias de Saúde, Educação e Obras e Pavimentação Asfáltica, o Departamento de Iluminação Pública e a Merenda Escolar, entre outros órgãos da Prefeitura. A presidente da FUNSOL, Carol Palhares, e o servidor da Secretaria de Saúde, Vilmar Cardoso (um dos coordenadores da barraca), destacaram que o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, pediu um atendimento humanizado aos romeiros, que vão a Panamá para cumprirem promessas e agradecerem as graças alcançadas.
Denis Santos Silva saiu de Itumbiara para ir, pela oitava vez, a pé a Panamá. Já Wender Eterno Gomes fez o trajeto pela primeira vez, vindo de Inaciolândia. Denis e Wender agradeceram o bom acolhimento na barraca, prestado pelos servidores da Prefeitura de Itumbiara, e, na sequência, seguiram a viagem.
A festa em louvor ao Divino Pai Eterno, em Panamá, que irá este domingo, dia 3 de julho, é uma tradição de fé e devoção, que já dura mais de 100 anos. Milhares de romeiros, de Itumbiara e de toda a região, seguem a pé pelas rodovias federais e estaduais até chegarem no Santuário, no centro de Panamá. Na igreja, participam de missas, com louvores e agradecimentos pela intercessão espiritual do Divino Pai Eterno.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: SEBASTIÃO INÁCIO / DECOM