POSTADO EM 08 abr 2024

PREFEITURA MONTA HORTA MEDICINAL PARA DISTRIBUIÇÃO EM POSTOS DE SAÚDE

A Prefeitura de Itumbiara inaugurou oficialmente a horta medicinal do município, dentro do projeto “Horta Viva”. A horta, que fica na Vila Olímpica, ao lado do Estádio JK, foi organizada e plantada pela equipe da Secretaria Municipal de Ação Urbana.

Com a inauguração, o projeto passou para a Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é que as plantas medicinas, previamente estudadas, sejam ofertadas à população com a devida segurança nas unidades da atenção básica de saúde, que são as clínicas e os postos de saúde. O médico faz a prescrição e o paciente busca a planta medicinal prescrita na farmácia da unidade, podendo ser in natura ou extrato seco, para a preação de chás, por exemplo.

A horta conta atualmente com aproximadamente 300 espécies, como erva-cidreira, hortelã, boldo e hibisco. Mas a horta pode ser ampliada, com o plantio de mais espécies.

O prefeito Dione Araújo e as equipes da Ação Urbana e da Saúde destacaram que o objetivo, com a implantação do projeto “Horta Vida”, é estar sempre atentos às necessidades dos moradores de Itumbiara. O que inclui o tratamento também com fitoterápicos, que são as plantas medicinais.

Vídeo no YouTube: https://studio.youtube.com/video/TJ1_nJB132c/edi

Canais da Prefeitura de Itumbiara