POSTADO EM 20 jul 2022 · Educação

PREFEITURA INVESTE MAIS DE R$ 16 MILHÕES PARA ENSINO INTEGRAL EM 2023

A Prefeitura de Itumbiara anunciou a educação 100% integral na rede municipal de ensino a partir de fevereiro do próximo ano. A apresentação oficial foi feita nesta quarta-feira, dia 20 de julho, com a presença do prefeito Dione Araújo, a equipe da Secretaria Municipal da Educação, secretários, vereadores e convidados.
Dione Araújo e a secretária municipal de Educação, a professora Silvana Fernandes Matos Macedo, explicaram que, a partir do dia 27 de fevereiro de 2023, a jornada será ampliada, das 7 às 17 horas, num total de 10 horas por dia. Serão atendidos alunos, da educação até o 5º ano do ensino fundamental. Os estudantes receberão quatro refeições diárias. O número de alunos em tempo integral passará de 4.706 neste ano para 11.341 no início do ano que vem.
As escolas municipais José Gomes Pereira, no Bairro Jardim Leonora, e Juca Andrade, no Bairro Jardim Liberdade, irão se tornar centros educacionais para atenderem outras unidades na jornada ampliada. Crianças e adolescentes terão, além do ensino regular, acesso a diversas oficinas, como raciocínio lógico, robótica, atletismo, natação, futebol, judô e Inglês. E ainda teatro, música, dança, arte circense, artesanato, cozinha e hora. Os alunos contarão com transporte gratuito para irem aos centros educacionais.
A Prefeitura de Itumbiara está fazendo, com recursos próprios, investimentos na implantação do ensino em tempo integral em CMEIs e escolas do município. Algumas unidades serão reformadas e ampliadas. Também terá instalação de laboratórios, compra de mobiliário e materiais esportivos. E ainda alimentação, transporte e novos servidores, com dedicação exclusiva. Um investimento de mais de R$ 16 milhões. Desde o início da atual gestão, no ano passado, foram investidos mais de R$ 50 milhões na área da educação municipal.
Dione Araújo e Silvana Fernandes destacaram que o projeto de um ensino 100% de tempo integral vem sendo elaborado desde o início do mandato. E que agora está possível viabilizar, trazendo benefícios para os alunos e os familiares de cada um deles.
A iniciativa foi elogiada por educadores, como a superintendente de Educação Integral da Secretaria Estadual da Educação, Márcia Rocha de Souza Antunes, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Jaime Ricardo Ferreira, que participaram da solenidade em Itumbiara.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: WALTER BARRA / DECOM