POSTADO EM 20 fev 2024

PREFEITURA E COMUNIDADE DEBATEM AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

Adriano Martins, secretário municipal de Saúde, de Itumbiara

Julice de Freitas Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itumbiara

Todos pela vida. Na última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, foi realizada uma reunião com representantes das diversas áreas da Prefeitura de Itumbiara para debater ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, as chamadas arboviroses, como chikungunya, zika vírus e febre amarela. A reunião foi no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Ernestina Borges de Andrade.

O prefeito Dione Araújo informou que foi criado um comitê de gestão de crise, por causa do aumento dos casos de dengue no Brasil, em Goiás e em Itumbiara no início deste ano. A criação do comitê seguiu orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

Dione disse que estão avaliadas as estratégias mais adequadas para evitar novos casos de dengue na cidade. Mas ele lembrou que algumas ações já estão em andamento e citou o mutirão realizado na região dos bairros Nossa Senhora da Saúde, Ulysses Guimarães, Dona Sinica, Santa Maria e São João. Foram recolhidos, neste mutirão, cerca de 200 caminhões carregados com lixo e entulhos.

Novos mutirões (envolvendo diversas secretarias e autarquias, como Ação Urbana e Obras e Pavimentação Asfáltica) serão realizados nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Martins, destacou que é preciso a participação ativa da população no combate à dengue. Com a limpeza, nas casas, quintais e terrenos, de todos materiais que possam acumular água parada e servir de proliferação para o mosquito transmissor da doença.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itumbiara, Julice de Freitas Barbosa, fez a exposição sobre o cenário epidemiológico da dengue na cidade. Em todo o ano de 2023, foram 966 notificações, com 423 confirmações da doença em Itumbiara. Só no início deste ano, já são 270 notificações, com 121 confirmações. Neste ano, também já foram registrados cinco casos de chikungunya.

Julice destacou que é preciso envolvimento de todos os setores da Prefeitura e da comunidade para prevenir novos casos de dengue. Há projetos em andamento, na AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente) e na Secretaria Municipal de Educação, com conscientização ambiental e educacional.

DISQUE DENGUE

As pessoas podem fazer denúncias sobre locais como possíveis focos do Aedes aegypti. O número de WhatsApp, para mensagens de texto, é (64) 99660-6439.

EXAMES

Quem estiver com suspeita de dengue, o exame em Itumbiara é feito no NABS, que fica na Rua Wilson Barbosa, 325, no Bairro Jardim América. De segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 13 às 16 horas.

VACINAS

Em Itumbiara, a vacinação contra dengue, para crianças de 10 e 11 anos, deve ser feita no início de março. Nesta data, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde devem receber as doses da vacina, a serem enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br