POSTADO EM 06 out 2023

PACTO PELA DUPLICAÇÃO DA PONTE CIRO DE ALMEIDA, NA DIVISA DE GOIÁS COM MINAS GERAIS

Itumbiara sediou o Seminário de Mobilização pela Duplicação da Ponte Ciro de Almeida e Segurança no Trânsito. O evento foi organizado pela Agência de Desenvolvimento GoiásSul e pela faculdade Ulbra, com apoio do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Goiás, e reuniu autoridades, políticos e lideranças de diversos setores da sociedade.

A obra é aguardada há mais de 40 anos. A BR-153, na região de Itumbiara e Araporã, é duplicada, mas a Ponte Ciro de Almeida, com 276 metros de extensão, ainda é de pista simples. Esse descompasso entre a rodovia e a ponte é causa de acidentes e mortes. A duplicação é reivindicada há anos porque a ponte é uma das principais ligações entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste e passagem para diversas regiões do Brasil.

No seminário, o engenheiro civil e professor universitário Alexandre Garcês de Araújo fez uma palestra com o tema “Tráfego na BR-153 e os benefícios da duplicação da Ponte Ciro Gomes de Almeida”. O palestrante apresentou informações detalhadas sobre o impacto do atual estado da ponte na segurança viária e na economia regional.

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, participou do seminário e destacou a importância de mobilizações como essa. Dione e a prefeita de Araporã (MG), Renata Borges, estão em ação conjunta, com diversas lideranças políticas, para conseguirem a duplicação da Ponte Ciro de Almeida.

O deputado federal Daniel Agrobom, também presente ao seminário, frisou a urgência desse projeto para a comunidade e o desenvolvimento regional.

O presidente da GoiásSul e também diretor-geral da Ulbra Itumbiara, Jeferson André Samuelson, explicou que o Pacto pela Duplicação da Ponte Ciro de Almeida é pela vida, a segurança no trânsito e o desenvolvimento e a integração regionais.