POSTADO EM 18 jul 2022 · Outros

PACIENTES AGRADECEM ÔNIBUS MAIS CONFORTÁVEL PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

Um micro-ônibus começa a rodar no início da madrugada para buscar, em casa, os pacientes de Itumbiara que fazem tratamento de saúde em Goiânia. Depois, em frente ao CMA, Centro de Manutenção e Apoio, as pessoas passam para um ônibus novo, maior e mais confortável.
Os novos veículos para transporte de pacientes para Goiânia e Barretos (SP) foram apresentados nesta semana. A reivindicação por melhorias neste transporte é antiga e foi atendida agora na gestão do prefeito Dione Araújo. Um esforço da Prefeitura de Itumbiara e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que os moradores tenham mais conforto e comodidade nas viagens para tratamentos, como câncer.
A Dona Gracilene Fernandes viaja regularmente para a capital goiana para fazer tratamento no HDS, Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta. Ela ficou emocionada em poder ir no novo veículo.
O ônibus segue viagem para Goiânia. Depois de mais de 200 quilômetros e quase três horas, chega na Casa de Apoio Mara Rúbia Alves. Os pacientes tomam café da manhã e vão em um micro-ônibus para as unidades de saúde onde são atendidos. Para a diretora da Casa de Apoio, Déborah Araújo, um transporte confortável é essencial no atendimento aos moradores de Itumbiara.
Uma parte dos pacientes de Itumbiara é atendida no Hospital Araújo Jorge, que trata pessoas com câncer. A Dona Sebastiana Aparecida da Penha Barbosa viaja há meses para tratar de um câncer de mama. Ela contou que, desta vez, conseguiu dormir e não inchou os pés, como acontecia no ônibus anterior, que era bem precário.
No fim da tarde, os pacientes retornam para a Casa de Apoio no micro-ônibus e voltam para Itumbiara no ônibus maior. Em Itumbiara, depois das 21 horas, outro micro-ônibus leva cada pessoa em casa.
O diretor de Transporte da SMS, Reginaldo Boel, reforça que, em Itumbiara, os pacientes são buscados e levados em casa em um micro-ônibus. E em Goiânia outro micro-ônibus faz o transporte, de ida e volta, das pessoas da Casa de Apoio para as unidades de saúde.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: WALTER BARRA e SEBASTIÃO INÁCIO / DECOM