POSTADO EM 23 jan 2024

EQUIPE DO CAPS FAZ LIVE SOBRE SAÚDE MENTAL, NO JANEIRO BRANCO, NA MANHÃ DESTA QUINTA, DIA 25 DE JANEIRO

O Janeiro Branco é um mês de conscientização sobre os cuidados com a nossa saúde mental. Desta vez, em 2024, o tema é “Saúde mental, enquanto há tempo”. Em Itumbiara, são realizadas várias ações tratando da prevenção ao adoecimento emocional, o que pode gerar impactos preocupantes em toda a sociedade.

A equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II Dr. Murilo Morges, ligado à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá realizar na manhã desta quinta-feira, dia 25 de janeiro, de manhã, às 10 horas, uma live para trazer esclarecimentos sobre a saúde mental.

A live contará com a participação do médico psiquiatra Daniel Gutler, da assistente social Edna Gato e do psicólogo Ronan Vasques.

A transmissão ao vivo pela Internet, aberta à comunidade, será pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Itumbiara, no YouTube (www.youtube.com/prefeituradeitumbiarago).

O CAPS

O CAPS II Dr. Murilo Borges, localizado na Avenida Equador, no Bairro Dom Veloso, conta com serviço público, disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O atendimento, feito por uma equipe multidisciplinar, é prioritariamente para pacientes que sofrem de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

O paciente deve procurar o posto de saúde mais perto de casa. O médico da unidade fará uma avaliação e, se considerar necessário um tratamento especializado, vai fazer o encaminhamento para a pessoa ser atendida no CAPS II Dr. Murilo Borges.

Os pacientes que procurarem diretamente o CAPS serão prontamente atendidos, em demanda espontânea de casos. Mas recomenda-se que o usuário procure o posto de saúde mais perto da casa dele para ter o correto direcionamento.