POSTADO EM 18 fev 2021 · Finanças

COM AJUDA DA CÂMARA, PREFEITURA PAGA MAIS UMA PARCELA DE APOSENTADOS

A Prefeitura de Itumbiara efetuou, na tarde desta quinta-feira (18), o pagamento de mais uma parcela de aposentados e pensionistas referente ao mês de dezembro/2020, que não foi quitado pela gestão anterior.
Receberam hoje 119 beneficiários, que ganham entre R$ 4.501,00 a R$ 5.800,00, no valor total de R$ 613.481,41. O pagamento foi possível com ajuda da Câmara Municipal, que efetuou a devolução de R$ 300 mil para a Prefeitura de Itumbiara, fruto da economia do duodécimo do Poder Legislativo neste mês de fevereiro.
O presidente da Câmara, Neto Karfan, entregou pessoalmente ao prefeito Dione Araújo o cheque de R$ 300 mil, que foi repassado imediatamente ao secretário de Finanças Gilson Teixeira para liberar o pagamento dos inativos.
Também participaram do ato os vereadores Zezé Preto, Wellington Areda, Selymare Gomes, Henrique Borges, Pastor Ailton, Policial Rolissandro, Samir Júnior e Vagner Martins. Os edis Ednon Fio, Liliane Costa e Dr. José Orestes justificaram a ausência devido a outros compromissos.
Dione agradeceu aos vereadores pela colaboração neste momento delicado da Prefeitura, com uma grande dívida e muitos problemas para contornar, entre eles a questão dos aposentados, que foram preteridos pelo governo anterior.
Desde que assumiu, o prefeito priorizou os inativos. Iniciou pagando os menores salários e antecipou o pagamento de janeiro em duas semanas. Dos mais de 1300 beneficiários do IPASMI, apenas 171 ainda não receberam a folha de dezembro.
A quitação será feita em mais duas etapas: dia 19 de março para quem recebe entre R$ 5.801,00 até R$ 6.600,00 (97 beneficiários e valor de R$ 605.042,87) e 19 de abril, para quem percebe acima de R$ 6.601,00 (74 benefícios e valor de R$ 529.260,54).
“Sem o apoio da Câmara, não teríamos condições de honrar este compromisso do município neste prazo. Em dois meses, a Câmara já devolveu R$ 600 mil. Muito obrigado aos vereadores e vereadoras”, agradeceu Dione Araújo.
O presidente Neto Karfan disse que a Câmara tinha várias demandas, mas que conversou com os vereadores e a decisão foi unânime, para dar essa contribuição para que os aposentados recebam seus salários e adiar outros investimentos na Casa. Ele lembrou que a devolução, no início do mandato, é um fato inédito na Câmara, pois nas gestões anteriores isso somente era feito no final do exercício e em valores muito menores que a média atual.