POSTADO EM 28 mai 2021 · Ammai

EMPRESÁRIOS E PESCADORES AMADORES SOLTAM ALEVINOS NO PARANAÍBA Ação é apoiada e acompanhada pela AMMAI, ligada à Prefeitura de Itumbiara

Um grupo de empresários e pescadores amadores de Itumbiara se uniu, fez uma arrecadação de dinheiro em 15 dias e comprou 11 mil alevinos, que são filhotes de peixes, para serem soltos no rio Paranaíba. A soltura foi feita nesta quarta-feira, dia 26 de maio, com a participação dos organizadores e convidados. A ação foi apoiada e acompanhada por representantes da Prefeitura, por meio da AMMAI, a Agência Municipal do Meio Ambiente.

Foram soltos alevinos da piauçu, uma espécie nativa da bacia hidrográfica do rio Paranaíba. O piauçu chega a pesar dois quilos em menos de um ano. Dois dos organizadores, Jhony Barbosa de Oliveira, o Dim, dono de uma loja de materiais para pesca, e Garibalde Luiz de Oliveira Júnior, piscicultor, explicaram que é importante o repovoamento do Paranaíba com espécies da região, servindo para pescaria. Eles informaram que pretendem fazer novas arrecadações para comprarem mais alevinos de outras espécies, como dourado e piracanjuba.

O biólogo Artur Antunes, que trabalha na AMMAI e acompanhou a soltura dos alevinos, prestou assessoria técnica para a escolha da espécie e do tamanho dos filhotes de peixes a serem soltos no rio. Artur disse que os cidadãos podem fazer ações ambientais como esta. O pedido é para que procurem a AMMAI para saberem quais as espécies mais adequadas para serem soltas no rio Paranaíba. Ele destacou que há espécies de peixes que não são recomendadas para a nossa região.

A AMMAI funciona no Palácio Castelo Branco, uma das sedes da Prefeitura, na Rua Paranaíba, no centro de Itumbiara. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone fixo, (64) 3433-0316, que também é WhatsApp.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM