POSTADO EM 07 jun 2022 · Ammai

EQUIPE DA AMMAI PARTICIPA DO FICA, EM GOIÁS

Uma equipe da Prefeitura de Itumbiara / AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente) participou, de 3 a 5 de junho, da 23ª edição do FICA, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, na cidade de Goiás.
Os profissionais estiveram em um stand divulgando as ações socioambientais desenvolvidas pela AMMAI, em parceria com o COMDEMAI (Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente), como o incentivo ao descarte correto de lixo e os eventos realizados em 2021 e neste ano (entre eles, a Remada Ecológica, com a retirada de resíduos do rio Paranaíba, o EcoPedal, passeio ciclístico em meio à Natureza, e a CãoMiada, para conscientizar sobre os cuidados com animais domésticos, como cães e gatos).
O FICA
O FICA é considerado um dos principais festivas de cinema ambiental do mundo, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização do Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc) e parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O festival, que teve sua primeira edição em 1999, nasceu com a motivação de fomentar a produção de cinema, tornar-se referência no debate das questões ambientais e propagar as potencialidades de Goiás para o cenário internacional.
Neste ano, o FICA teve como tema central ‘Meio ambiente e saúde: onde estamos e para onde vamos’. A programação contou com exibição de mais de 50 filmes nacionais e internacionais, além de rodas de conversas, mesas de debate, minicursos, oficinas de audiovisual e meio ambiente, cine itinerante, apresentações culturais, shows, entre outras ações. Atividades presenciais gratuitas, mas também disponibilizadas de forma on-line.
A coordenadora de educação ambiental da AMMAI e presidente do COMDEMAI, Obede Rodrigues Alves, disse que a participação no FICA foi valiosa, por ser um evento, internacional, que debate os impactos da degradação do meio ambiente, mas também com buscas de soluções para graves problemas ambientais.