POSTADO EM 22 mar 2021 · Ammai

DIA MUNIDAL DA ÁGUA: AMMAI ALERTA PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM ITUMBIARA

Itumbiara é um dos 193 municípios brasileiros cortados pelo Paranaíba, um rio federal que percorre 1.160 quilômetros em três estados (Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal, abrangendo uma população de mais de 8,5 milhões de habitantes. Três córregos desaguam no Paranaíba, na zona urbana itumbiarense (Trindade, Água Suja e dos Buritis / das Pombas). Já o Ribeirão Santa Maria é usado para captação, tratamento e abastecimento de água, feitos pela empresa Saneago.
Nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a equipe da AMMAI, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara, faz um alerta para a preservação do Paranaíba, do Santa Maria e dos córregos, na cidade e na zona rural.
O presidente da AMMAI, José Augusto Toledo Filho, explica que os fiscais da Agência verificam como estão as APPs, áreas de preservação permanente, e as matas ciliares às margens do rio, do ribeirão e dos córregos. “A fiscalização é para checar se não há degradação nestes locais e como recuperar as áreas degradadas”, diz. “Atuamos para responsabilizar quem degrada estes locais”, complementa. E há fiscalização de ocupações irregulares às margens do Paranaíba, com edificações nas matas ciliares.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A AMMAI também atua com educação ambiental para conscientizar os moradores de Itumbiara para evitarem desperdícios no uso e no consumo dos recursos hídricos. “Frisamos a importância do uso consciente da água, que é um bem para todos nós”, ressalta. O uso da água deverá crescer 24% até 2030, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo, diz o Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil.
DENUNCIAR
As pessoas podem denunciar a degradação e a ocupação irregular às margens do Paranaíba, do Santa Maria e dos córregos, que possam comprometer a qualidade da água. As denúncias são feitas no telefone fixo da Agência, que também é WhatsApp, (64) 3433-0316. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas.
Foto, do Ribeirão Santa Maria, de Everton Luiz de Miranda Júnior / Saneago.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM