Neste período do ano, aumentam as queimadas e os incêndios florestais em todo o estado de Goiás, por causa do tempo seco, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O Corpo de Bombeiros realiza anualmente a Operação Cerrado Vivo para prevenir e combater o fogo em vegetações, na cidade e no campo.
Em Itumbiara, foi realizada nesta terça-feira, dia 31 de maio, uma reunião com representantes da Prefeitura / AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente), COMDEMAI (Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros e de empresas e usinas de bioenergia, que têm brigadas de incêndios estruturadas.
O objetivo da reunião, na sede do Corpo de Bombeiros, foi traçar ações estratégicas, entre instituições públicas e empresas particulares, para prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais na região de Itumbiara.
A pessoa que colocar fogo intencionalmente, na cidade ou no campo, está praticando crime, previsto tanto no Código Penal Brasileiro quanto na Lei de Crimes Ambientais, por colocar em risco a vida humana e animal, além de degredar o meio ambiente. Há previsões de penas de reclusão e multas, de acordo com a gravidade do ato.
Lembrando que, em caso de ocorrências com fogo, deve-se ligar para os bombeiros pelo número 193. Em caso de suspeitas de queimadas e incêndios criminosos, deve-se também denunciar à Polícia Militar, pelo número 190, ou à Polícia Civil, pelo 197. A AMMAI também recebe denúncias de queimadas e incêndios criminosos, pelo telefone (64) 3433-0316 (que também é WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
A reunião desta terça-feira fez parte das ações da Semana do Meio Ambiente de Itumbiara. Mais informações sobre as ações ambientais durante o mês de junho no site www.itumbiara.go.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Itumbiara, no Face e no Instagram. E também no Instagram da AMMAI, @ammaiitumbiara .