POSTADO EM 25 mar 2021 · Reuniões

PREFEITURA TEM COOPERAÇÃO DA AGRODEFESA PARA IMPLANTAR O SIM EM ITUMBIARA Serviço de Inspeção Municipal é para saber a procedência e qualidade de produtos de origem animal e vegetal

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação / Diretoria de Agricultura e Pecuária, está fazendo a regulamentação do SIM, o Sistema de Inspeção Municipal. Nesta tarefa, o secretário, César Pereira Alves, o Cesinha, e o diretor, Antônio do Ico, buscaram a cooperação da equipe da Agrodefesa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária, que é responsável pelo SIE, o Sistema de Inspeção Estadual.
Cesinha e a assessora da Secretaria, Valquíria Alves, se reuniram com o gerente regional da Agrodefesa em Itumbiara, Felipe Dantas, e o fiscal agropecuário estadual e inspetor do SIE, Jésus Junca Pereira.
A Agrodefesa mantém um posto de fiscalização do SIE no Posto Fiscal, na entrada de Goiás. Produtos animais e vegetais que vêm de Minas Gerais e outros estados são inspecionados lá. Como animais vivos (bovinos e suínos, por exemplo) ou já abatidos (como pescados) e frutas, como bananas. Quem transporta estes e outros tipos de produtos deve ter as notas fiscais e as guias de trânsito.
Para implantar o SIM em Itumbiara, a Prefeitura deve fazer um cadastro municipal. Exemplos. As pessoas que abatem animais para os açougues. Ou os próprios açougues que fazem os abates. Os produtores rurais que trazem alimentos para serem vendidos nas feiras livres da cidade. Todos devem apresentar a documentação legal dentro do município, que comprove a origem dos produtos vendidos ao consumidor. Também montar uma equipe de fiscalização.
Segundo Cesinha, a implementação do SIM é necessária para a saúde das pessoas que comprarem carnes e outros alimentos, sabendo de onde vêm e se são de boa qualidade.
Felipe Dantas disse que a gerência regional da Agrodefesa está repassando todas as informações técnicas do Sistema de Inspeção Estadual para a organização do Sistema de Inspeção Municipal, inclusive a legislação específica sobre o setor.
A previsão é que o SIM esteja implantado e funcionando em Itumbiara até o fim deste ano.
Reportagem: DIONI RIBEIRO / DECOM