POSTADO EM 01 jun 2021 · Ação Urbana

SEMANA DO MEIO AMBIENTE COMEÇA COM LIMPEZA EM APP

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Itumbiara foi na manhã desta terça-feira, dia 1º de junho. Servidores da Secretaria de Ação Urbana fizeram a limpeza de uma APP, área de preservação permanente, próxima à Rua 109, no Bairro Sonho Verde, em Itumbiara. Segundo moradores da região, pessoas de toda a cidade jogam lixo lá com frequência, formando um lixão e atrapalhando o tráfego de veículos. Pela APP, passa o Córrego Água Suja. Foram retirados entulhos, móveis usados, restos de árvores e outros materiais jogados lá.
A limpeza da APP foi escolhida para abrir a Semana do Meio Ambiente por causa do tema do evento neste ano, “Lixo é no lixo, preserve a Natureza”. O foco da programação é a preservação ambiental, com o encaminhamento adequado do lixo urbano.
O prefeito Dione Araújo destacou que a Prefeitura tem atuado para tornar Itumbiara uma cidade sustentável do ponto de vista ambiental. Entre os projetos, a instalação de ecopontos para recolhimento de resíduos, os investimentos no programa “Lixo Zero” e o uso da energia solar fotovoltaica, além da limpeza de áreas com lixões como este no Bairro Sonho Verde.
O secretário de Ação Urbana, Tom de Oliveira, contou que a Secretaria mapeou 52 lixões dentro da cidade. “Estamos limpando, mas é preciso que as pessoas não voltem a jogar lixo de novo nos mesmos locais”, frisou. O presidente da AMMAI, José Augusto de Toledo Filho, disse que deve se investir na educação e na conscientização ambiental.
Também participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente o secretário de Governo, Thales Machado, secretários e servidores municipais, os vereadores José Orestes Guimarães e Henrique Borges e os representantes dos vereadores Neto Karfan, presidente da Câmara Municipal (Allef Ferreira Dantas, o Carudinho), e Wellington Areda (Duverson Dias Borges).
A Semana continua até sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE e SÁVIO ARANTES / DECOM