ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 10 mar 2021 · Reunião

PREFEITURA E EMATER BUSCAM FORTALECER PARCERIA PARA ATENDER PRODUTORES RURAIS

Itumbiara tem, de acordo com levantamento atualizado pelo IBGE até 2019, 1.114 estabelecimentos rurais, entre grandes, médias e pequenas propriedades. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação / Diretoria de Agricultura e Pecuária, quer fortalecer parcerias já existentes e buscar novos parceiros, no atendimento aos produtores rurais.
Uma dessas parcerias já existentes é com a EMATER, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, que tem escritório em Itumbiara. O secretário de Desenvolvimento e Inovação, César Pereira Alves, o Cesinha, e a assessora da Secretaria, Valquíria Alves, fizeram uma visita à coordenadora local da EMATER, a engenheira agrônoma Simone Borges Ferreira, e ao técnico agrícola Pedro Antônio Anselmo Bortolane, para tratar de projetos comuns.
Cesinha disse que “a agricultura e a pecuária estão nas nossas áreas de atuação na Secretaria e, por isso, queremos fortalecer os contatos com os nossos parceiros, como é o caso da EMATER”.
Simone explicou que a EMATER atua com os produtores rurais em extensão, assistência técnica, pesquisa, capacitações (como cursos e palestras) e elaboração de projetos para conseguir crédito. Em tempos de pandemia, ela contou que o atendimento é praticamente todo on-line. Mas há casos necessários de visitas às propriedades.
O escritório da EMAER em Itumbiara fica na Rua Marechal Deodoro, 180, no Bairro Social, e conta com seis profissionais, entre eles agrônomos e técnicos agrícolas.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM