PLANEJAMENTO MUNICIPAL
PPA – Plano Plurianual 2022/2022
LOA – Lei Orçamentária – 2022
1. Definição da Equipe Técnica e do Cronograma de Ações e Calendário de Atividades. (30/06/2021)
2. Elaboração da Base Estratégica (período de 01/07 a 30/07/2021)
Câmaras Técnicas com os Secretários e Gestores, orientados pela Equipe Nomeada para as Funções de Coordenação e Elaboração do Plano Plurianual:
» Base Estratégica, estudos do Plano de Governo, ações setoriais existentes e novas, para o cumprimento dos projetos de Governo;
» Avaliação da situação atual das ações existentes;
» Levantamento pelos dirigentes municipais das ações em andamento em sua área e das demandas da população por novas ações;
» Definição dos Macro-Objetivos;
» Criação de Novos Programas;
» Revisão das Dotações Orçamentárias da LOA/2021.
3. Consolidação das Metas (período de 02/08 a 17/08/2021)
Fase Interna de Consolidação e codificação dos Programas Novos e dos Atuais, verificação de compatibilidade e definição dos setores e gestores responsáveis por cada programa.
» Definição das Ações para alcançar as metas definidas nos Programas;
» Compatibilidade das Ações, Projetos e Atividades, com o Programa de Governo;
» Definição das Metas e Indicadores;
» Gestor do Programa – Órgão responsável;
» Verificação da disponibilidade dos recursos, para realização das ações constantes nos Programas;
» Observação às Vinculações obrigatórias e constitucionais / limites;
4. Participação Popular – Audiências Públicas (período de 18 e 19/08/2021)
Participação Popular, coleta das informações e as demandas da população:
» Realização de reuniões técnicas e Audiências Públicas com a Sociedade Organizada, para apresentação e discussão dos Programas continuados e os criados;
» Audiências Públicas abertas a toda População para apresentação e discussão do Plano;
5. Avaliação das sugestões/demandas e consolidação (período de 20/08 a 24/08/2021)
Equipe Técnica de Elaboração, juntamente com os Gestores, avaliam as sugestões, verificam as restrições orçamentárias e consolidam os dados:
» Verificar a viabilidade e a legalidade das sugestões apresentadas;
» Consolidar as sugestões e propostas de mudanças ao Plano;
6. Apresentação do Projeto de Lei PPA 2022/2025 e LOA/2022 ao Legislativo – Prazo 30/08/2021
» Encaminhar os Projetos de Lei ao Legislativo Municipal;
MATERIAL DE APRESENTAÇÃO PPA/LOA – 2022
A população pode enviar suas sugestões:
Por email: ldo2022@itumbiara.go.gov.br
MATERIAL DE APRESENTAÇÃO LDO-2022
VÍDEO EXPLICATIVO – O QUE É LDO? | TRASMISSÃO LDO-2022 REALIZADA EM 07/04/2021 |
A MANEIRA MAIS DIVERTIDA DE ENTENDER O ORÇAMENTO PÚBLICO
1. A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO
Planejar e realizar
Apresentação | A importância do orçamento | O sistema brasileiro |
Já imaginou uma cidade sem orçamento público? | Para manter a cidade funcionando, o governo arrecada recursos da sociedade e gasta em obras e serviços para a população. | É preciso planejar e definir prioridades. Os recursos são limitados. Saiba como o orçamento público decide o que fazer. |
2. PLANO PLURIANUAL
Projetar com antecedência
O que é o PPA | Elaboração e aprovação do PPA |
Para oferecer bens e serviços públicos à população, o governo deve projetar com antecedência de quatro anos o que fazer. | O planejamento resume os pedidos da população, que são apresentados aos governantes e aprovados pelos parlamentares. |
3. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
Ajustar a cada ano
O que é a LDO | Elaboração e prazo de votação da LDO |
O planejamento precisa ser adequado às exigências de cada ano. E sua realização deve obedecer a determinados critérios. | Os governantes propõem as regras, que são aprovadas pelos parlamentares. É a única lei que impede o recesso do Congresso. |
4. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
Colocar em prática
O que é a LOA | Elaboração da LOA | Despesas obrigatórias | Vinculação de receitas |
O orçamento traz soluções para os problemas da população, definindo gastos conforme os recursos que o governo arrecada. | O orçamento organiza os pedidos da população encaminhados aos governantes. Os parlamentares podem alterá-lo por emendas. | O orçamento traz despesas obrigatórias, que o governo não pode deixar de fazer, e despesas discricionárias, sobre as quais ele tem liberdade de decidir. | Os gastos do orçamento são custeados com recursos de diversas fontes, como tributos e endividamento. A maior parte desses recursos não pode ser aplicada livremente. Obedece regras. Conheça quais. |
5. REGRAS ORÇAMENTÁRIAS
Condições de jogo
A dívida pública | O refinanciamento da dívida pública | As fases da despesa pública | Restos a pagar |
Uma das maneiras do governo conseguir recursos é se endividar por meio de empréstimos e títulos públicos. Se a dívida crescer muito, haverá problemas. | Entenda a parte do orçamento destinada ao refinanciamento da dívida. | Entenda que etapas o gasto público precisa percorrer, da aprovação à execução. | Entenda o conceito de restos a pagar e sua importância na gestão do orçamento públicos. |
6. RESULTADOS E CONTINGENCIAMENTO
Compreender e fiscalizar
Receitas e despesas: primárias e financeiras | Resultado primário e resultado nominal | Resultado primário e resultado nominal – parte 2 | Contingenciamento |
Saiba o que são receitas primárias, receitas financeiras, despesas primárias e despesas financeiras. | Entenda o que são os resultados primário e nominal e como esses indicadores mostram a saúde das contas do governo. | Entenda como o resultado primário e o resultado nominal se relacionam e como cada um desses indicadores aponta aspectos distintos das contas públicas. | Entenda o que é o contingenciamento das despesas públicas, para o que serve e como ele é feito. |