POSTADO EM 19 fev 2021 · Posturas

CUMPRIMENTO DE DECRETO DA COVID-19 EM ITUMBIARA SERÁ FISCALIZADO A PARTIR DESTA SEXTA.

Fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária Municipal e Procon, acompanhados da Polícia Militar, começam a fazer visitas na noite desta sexta-feira, dia 19, para verificar o cumprimento do decreto 296/2021, da Prefeitura de Itumbiara, com mais restrições por causa do aumento no contágio do coronavírus.
As principais mudanças no decreto, publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta, são o fechamento de bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados e similares depois das 20 horas, de segunda-feira a sábado, e o fechamento total aos domingos, exceto para farmácias e postos de combustíveis.
Os estabelecimentos poderão funcionar no sistema de entregas em domicílio (delivery). A venda de bebidas alcoólicas depois das 20 horas e aos domingos não será permitida, mesmo no sistema de entrega domiciliar. Foram proibidas as festas e eventos em ambientes públicos e particulares e a permanência das pessoas no Capim de Ouro, prainhas e locais similares, que eram usados para aglomerações. As igrejas não poderão abrir aos domingos. E o uso de máscaras continua obrigatório ao sair de casa.
Quem descumprir as regras poderá ser multado em até R$ 1 mil. Donos de estabelecimentos podem ter o valor da multa dobrado em caso de reincidência, ter o local fechado por cinco dias e o funcionamento suspenso durante a situação de emergência.
O diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Celso Prateado, informou que a ação será “firme para que todos os cidadãos entendam a necessidade de cumprirem as determinações do decreto”. O trabalho será feito nesta sexta, sábado e domingo. Incluindo a fiscalização para verificar se há aglomerações em espaços públicos, como o Capim de Ouro ou as prainhas.
O comandante da Polícia Militar em Itumbiara, Tenente Coronel Bráulio Souza Bessa, disse que a PM é parceira nestas fiscalizações para que “a população seja preservada neste momento de aumento de casos de Covid-19”.
DENÚNCIAS
Os moradores podem denunciar o descumprimento do decreto. No fim de semana, o contato é com o diretor de Posturas, Celso Prateado, pelo whatsapp (64) 99662-8245. As denúncias podem ser feitas ainda no número 190, da PM, com atendimento 24 horas por dia.
Acesse também as redes sociais da Prefeitura de Itumbiara, no Faceboook e no Instagram.