POSTADO EM 11 jan 2022 · Ação Urbana

BALANÇO 2021: AÇÃO URBANA RECOLHE MAIS DE 250 TONELADAS DE LIXO E ENTULHOS EM ITUMBIARA

Durante o ano de 2021, a equipe da Secretaria Municipal de Ação Urbana recolheu mais de 250 toneladas de lixo, entulhos e restos de galhos de árvores em toda a cidade de Itumbiara. A informação faz parte do relatório com o balanço das atividades da Ação Urbana no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
O secretário Tom de Oliveira e o subsecretário William Santos Dumont explicam que o recolhimento foi feito em todos os bairros da cidade, nos distritos de Meia Ponte e Sarandi e às margens da GO-309, entre Itumbiara e Buriti Alegre, e no trecho da estrada velha de Cachoeira Dourada. Também em lixões, onde havia descarte irregular, como na área próxima ao Bairro Alto do Trindade. Além de recolhimento de móveis e eletrodomésticos que não são mais usados.
Outra atividade da Ação Urbana foi a roçagem de mato e pintura de meios-fios em ruas, avenidas, praças, escolas, postos de saúde, cemitérios e órgãos públicos. E ainda a poda ou retirada de árvores.
FOCO NO SERVIDOR
Tom e William destacam a revitalização da sede da Secretaria de Ação Urbana, no Bairro Novo Horizonte. “Quando assumimos não tinha como andar ali, com lama e sujeira”, lembra Tom. A área interna foi asfaltada e o prédio foi ampliado, contando com cozinha, almoxarifado e área de lazer.
Para Tom, a revitalização faz parte das metas para valorizar o servidor, que incluem ainda cursos de capacitação profissional, encaminhamento para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), exercícios físicos, aulas de dança e de música e doações de cestas básicas.
HORTA DO BEM
Outra tarefa destacada no relatório da Ação Urbana é o projeto Horta do Bem, em parceria com outras secretarias, como Governo e Educação, e a FUNSOL, a Fundação de Solidariedade. Os alimentos produzidos nas escolas municipais José Gomes Pereira, no Bairro Cidade Jardim, e Juca Andrade, no Bairro Santa Rita, são encaminhados a órgãos públicos e entidades assistenciais de Itumbiara.
A Ação Urbana divulga as atividades da Secretaria no Facebook, https://www.facebook.com/AcaourbanaDeItumbiara, e no Instagram, https://www.instagram.com/acaourbanade/