POSTADO EM 22 jun 2021 · Ação Urbana

AÇÃO URBANA RETIRA LIXO E ENTULHOS NA ESTRADA VELHA DE CACHOEIRA. MULTA PARA QUEM JOGAR LIXO, NA CIDADE OU NO CAMPO, PODE CHEGAR A R$ 50 MIL

A equipe da Secretaria Municipal de Ação Urbana fez uma limpeza às margens da GO-309, entre Itumbiara e Cachoeira Dourada, a chamada estrada velha de Cachoeira. Foram retirados lixos e entulhos nas entradas para outras estradas que levam a propriedades rurais e condomínios de ranchos. A limpeza é uma cooperação da Prefeitura de Itumbiara com a Goinfra, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, já que a GO-309 é uma rodovia estadual.

Mas neste domingo, um dia depois dos servidores da Ação Urbana limparem a via, voltaram a jogar lixo às margens da estrada. O secretário, Tom de Oliveira, lamenta que falte conscientização de uma parte da população. “Limpamos lá, já que é uma importante via de escoamento da produção agropecuária de Itumbiara e para quem tem propriedades naquela região, mas algumas pessoas jogaram lixo de novo”, desabafa.

As denúncias de pessoas que jogam lixo na cidade ou na zona rural podem ser feitas ao Departamento de Fiscalização de Posturas ou à AMMAI, Agência Municipal do Meio Ambiente. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Posturas no telefone fixo (64) 3433-0431. Fora desses dias e horários, o contato é com o diretor de Posturas, Celso Prateado, pelo WhatsApp: 64 9662-8245. Já na AMMAI, o contato é no fixo, que também é zap, (64) 3433-0316. De acordo com os fiscais, é necessário ter uma foto ou um vídeo mostrando quem está jogando lixo e uma identificação, com a placa do veículo da pessoa. As multas para quem joga lixo têm valores a partir de R$ 2 mil, podendo chegar a R$ 50 mil.