POSTADO EM 25 jan 2021 · Ação Urbana

AÇÃO URBANA DE ITUMBIARA FAZ EVENTO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL

O Seu Edmar da Silva, de 62 anos, trabalha há 33 na Secretaria de Ação Urbana, em Itumbiara. Ele é chefe de turma e coordena varrição de rua e limpeza pública. Seu Edmar é um dos mais de 100 funcionários que participaram, nesta segunda-feira, do evento “Ação Urbana e Endemias em saúde”. Na sede da Secretaria, que fica no Bairro Novo Horizonte.
Tom de Oliveira é o secretário de Ação Urbana, também responsável pela coordenação das endemias, que faz a prevenção e o combate a doenças, como a dengue. Tom explicou que o objetivo do evento é valorizar o profissional, que trabalha varrendo ruas, coletando lixo, podando árvores, roçando mato e eliminando focos de várias doenças.
Durante a manhã, os funcionários da Secretaria de Ação Urbana e os agentes de endemias tiveram atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, exame para verificar o índice de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de preventivos femininos (o Papanicolau). Também foram atendidos por duas médicas e receberam kits de saúde bucal, com escova, pasta e fio dental. E ainda fizeram dinâmicas e acompanharam palestras com profissionais de saúde.
Os servidores, que são aniversariantes do mês de janeiro, receberam cestas básicas. A entrega das cestas foi feita pelo prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário Tom de Oliveira, secretários municipais e vereadores.
O prefeito Dione Araújo agradeceu a dedicação dos profissionais que “embelezam a nossa cidade e já estão modificando a cara de Itumbiara”. “Estamos revitalizando e reorganizando tudo que estava desorganizado”, explicou. O vice-prefeito e presidente da Funsol (Fundação de Solidariedade), Daniel Borges, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, e o vereador Wellington Areda (representando a Câmara Municipal) elogiaram o esforço diário dos trabalhadores que cuidam do visual da cidade.
O evento também teve uma parte dedicada à assistência e promoção social e à educação. A equipe da Funsol / CRAS Paranaíba tirou dúvidas sobre o Cadastro Único nos programas sociais. Já a secretária de Educação de Itumbiara, Silvana Fernandes Matos Macedo, anunciou que funcionários da Ação Urbana estarão em turmas da EJA, Educação de Jovens e Adultos, para ensino fundamental, nas escolas municipais Floriano de Carvalho, no centro da cidade, e Professor Alaor Dias Machado, no Bairro Norma Gibaldi. As aulas começam na próxima segunda-feira.
Lembra do Seu Edmar, citado no início da reportagem? Ele disse que gostou muito do “Ação Urbana e endemias em saúde” e pediu mais edições do evento. O secretário Tom disse que vai repetir. O próximo será no distrito de Meia Ponte. E informou que a partir de agora, os funcionários aniversariantes de cada mês receberão sempre cestas básicas.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM