ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 30 jan 2021 · Saúde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19, PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS, CONTINUA NESTE SÁBADO EM ITUMBIARA

A Dona Jandira Custória Ferreira Chagas, de 91 anos, é uma das idosas com mais de 80 anos vacinadas contra a Covid-19 em Itumbiara. Ela disse que estava “rezando” para a vacina chegar logo. A filha mais velha da Dona Jandira, a Dona Maria do Carmo Ferreira Bomfim, tem 71 anos e espera para ser imunizada em uma das próximas etapas da vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde, de Itumbiara, começou, nesta sexta-feira, dia 29, a vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima de 80 anos e dos profissionais de saúde que atuam na rede privada, que fizeram cadastro no site do município, itumbiara.go.gov.br/vacinacao. E a imunização continua neste sábado, dia 30.
Os convocados para a vacinação nesta sexta e sábado foram avisados por telefone, mensagem do WhatsApp e outras formas de comunicação informadas no cadastro eletrônico. A SMS realizou filtragem crítica nos cadastros, seguindo as normas técnicas e manual da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
A vacinação é feita em frente ao Cais, que fica no Bairro Anhanguera. Já os idosos, entre 80 e 93 anos, acamados e com comorbidades e todos os idosos acima de 94 anos são vacinados em casa, com visitas das equipes volantes da SMS.
Para esta etapa de vacinação, a SMS recebeu 1.410 doses da vacina AstraZeneca. Antes, na primeira etapa, foram 1.990 doses da Coronavac.
De acordo com balanço da SMS, na sexta, dia 29, foram vacinadas 670 pessoas no CAIS e mais 22 em casa. Ainda segundo a SMS, somando as duas etapas até agora, já foram vacinados aproximadamente 2.600 moradores em Itumbiara. A previsão do secretário de Saúde de Itumbiara, Guilherme Davi da Silva, é que até segunda-feira, dia 1º de fevereiro, 3% dos moradores da cidade já tenham sido vacinados. O que, segundo ele, é acima da média nacional, que tem sido de 1%.
O cadastro no site itumbiara.go.gov.br/vacinacao continua normalmente. As pessoas que não forem vacinadas agora serão imunizadas quando chegarem mais doses.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM