POSTADO EM 19 dez 2022 · Saúde

EXAMES DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO PRORROGADOS ATÉ QUARTA, DIA 21

Os exames em mulheres para detectar dois tipos de câncer que atingem o público feminino, de mama e de colo de útero, feitos numa carreta instalada no Capim de Ouro, na Avenida Beira Rio, em Itumbiara, foram prorrogados e irão até a próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro. Os atendimentos começaram na segunda-feira passada, 12 de dezembro, mas houve procura e necessidade de prorrogação. O atendimento é feito das 8 às 17 horas.
A vinda da carreta para Itumbiara é uma parceria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde com o Governo de Goiás e a Secretaria de Estado da Saúde.
As mamografias, para detecção do câncer de mama, são para as mulheres que estão na fila de espera da Central de Regulação, já agendadas anteriormente. Já o Papanicolau, para verificar o câncer de câncer de útero, não precisa de agendamento. É de livre demanda, para toda comunidade. As mulheres serão atendidas por ordem de chegada.
Na carreta, as mulheres recebem informações sobre a prevenção a estes tipos de câncer. E também sobre a necessidade do diagnóstico precoce para começar o tratamento mais cedo, com possibilidade de cura.