POSTADO EM 17 nov 2022 · Saúde

NOVEMBRO AZUL TRAZ ORIENTAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O Novembro Azul é o mês de conscientização da saúde masculina. Em especial, o esclarecimento sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata. É a doença que mais atinge os homens brasileiros. De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, são, em média, mais 65 mil novos casos a cada ano em todo o país.
Em Itumbiara, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde estão atuando em duas frentes com as ações do Novembro Azul. Uma das ações é o projeto “Cuidar de quem cuida”, com foco na saúde dos homens que são servidores do município. Uma das atividades do projeto, no dia 11 de novembro, foi na Usina de Asfalto, com os funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação Asfáltica. Os profissionais acompanharam palestras, fizeram exames e passaram por consultas médicas.
A superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, destacou que a orientação sobre o câncer de próstata é feita durante todo o ano, mas o Novembro Azul serve como despertar sobre a necessidade do homem ter atenção com a própria saúde.
O secretário de Obras e Pavimentação Asfáltica, Luciano Franco, frisou a importância para a equipe desta secretaria, formada, na maioria, por homens. Os servidores José Felipe Costa e José Cláudio Machado agradeceram a ação na Usina de Asfalto.
O prefeito Dione Araújo, presente à ação, destacou que o homem deve fazer exames regulares para ter uma vida saudável.
A programação do “Cuidar de quem cuida” continuará até o fim deste mês. Nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a atividade será no Palácio 12 de Outubro, na Vila de Furnas, das 8 às 11 horas. Na quinta-feira, dia 24, na Secretaria de Ação Urbana, no Bairro Novo Horizonte, das 7h30 às 11 horas. E na sexta, dia 25, no Palácio Castelo branco, na Rua Paranaíba, no centro da cidade, das 8 às 11 horas.
POSTO DE SAÚDE
Eliamar Santana explicou que a outra frente, no Novembro Azul, é o atendimento à população. O morador deve procurar o posto de saúde mais perto de casa, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROOWER ALMEIDA / DECOM