ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 08 jan 2022 · Transporte Coletivo

USUÁRIOS ELOGIAM QUALIDADE DO NOVO TRANSPORTE COLETIVO EM ITUMBIARA

Maria Aparecida Oliveira Flausino e Silvana Maria Rodrigues são auxiliares de limpeza e precisam de um meio de locomoção para irem trabalhar. As duas são usuárias do novo transporte coletivo, público, em Itumbiara, que começou na última segunda-feira, dia 3 de janeiro. Elas elogiaram a qualidade do serviço, com veículos confortáveis e horários fixos.
São seis ônibus para o transporte coletivo público. Cada veículo tem capacidade para transportar 38 pessoas e conta com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência e ar condicionado. A tarifa, de R$ 3,00, é subsidiada pelo Poder Público Municipal. Pessoas com mais de 60 anos, as que têm deficiências e estudantes estão entre os usuários que não pagam passagem. O valor do investimento é de quase R$ 3 milhões, com recursos próprios da Prefeitura e apoio dos vereadores e deputados que representam o município.
No lançamento do projeto em dezembro, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo destacou a importância dos moradores serem transportados com dignidade e uma tarifa acessível. No ano passado, a Prefeitura fez um contrato emergencial com uma empresa particular para voltar a ter transporte coletivo em Itumbiara, que estava parado quando começou a atual gestão, há um ano.
O atual transporte coletivo é administrado pela SMT, a Superintendência Municipal de Trânsito. De acordo com o superintendente, Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X, neste momento os ônibus rodam em horários de pico, de manhã (começando entre 05h50 e 06h05), durante o almoço e no fim da tarde e início da noite. Ivan explicou as linhas estão funcionando em caráter experimental, já estando previstas ampliações futuras.
As linhas interligam bairros distantes, como Dionária Rocha, Norma Gibaldi, Ulysses Guimarães e Maria Luíza Machado, passando por diversos setores, o centro da cidade, o Hospital Municipal e o Terminal Rodoviário. A lista completa, com os itinerários, está disponível no site da Prefeitura, www.itumbiara.go.gov.br, na aba https://itumbiara.go.gov.br/transportecoletivo/
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM