ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 11 fev 2021 · Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE E MÉDICOS CONVERSAM SOBRE ATENDIMENTO EM POSTOS DE ITUMBIARA

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários no SUS, o Sistema Único de Saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. O objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar casos menos complexos e direcionar os mais graves para outros órgãos na rede pública de saúde.

Em Itumbiara, a atenção básica à saúde é feita em 24 unidades. 22 ficam na cidade, que incluem as clínicas populares e os postos da ESF (Estratégia da Saúde da Família). Ainda uma no distrito de Meia Ponte e uma no distrito de Sarandi. São também chamados de postos de saúde. A pessoa deve procurar a unidade mais próxima de casa.

Nesta quarta-feira, dia 10, médicos desses postinhos participaram de uma conversa, seguida de café da manhã, com o secretário de Saúde de Itumbiara, Guilherme Davi da Silva, o subsecretário Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X, a superintendente de Atenção Básica à Saúde, Eliamar Santana, e o coordenador médico da atenção básica, Elton Ferreira Franco.

Guilherme, Ivan, Eliamar e Elton explicaram que o objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população nesses postos de saúde. Mas informaram que há desafios a serem vencidos, como melhorias nas condições de trabalho nas 24 unidades.

O secretário Guilherme disse que a proposta é resolver cada um desses desafios aos poucos, “em várias mãos, com a participação de todos vocês”.

Eliamar e Elton disseram que serão marcadas novas reuniões, técnicas, para checarem as necessidades de cada unidade e fazerem os encaminhamentos das reivindicações dos médicos e demais profissionais que trabalham nos postos de saúde.

Acesse também as redes sociais da Prefeitura de Itumbiara, no Faceboook e no Instagram.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRQIUE / DECOM