ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 23 dez 2021 · Saúde

SAÚDE FAZ AÇÕES ITINERANTES NA PREVENÇÃO À AIDS E ISTS NO DEZEMBRO VERMELHO

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando atividades itinerantes em toda a cidade, na programação do Dezembro Vermelho, para tratar sobre a prevenção e o tratamento de HIV / AIDS e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
As atividades são feitas em conjunto pela Superintendência de Atenção Básica de Saúde, com os postos de saúde, e a Superintendência de Vigilância em Saúde, com a Vigilância Epidemiológica e o NABS (Núcleo de Ações Básicas de Saúde) / SAE (Serviço de Assistência Especializada) / CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
A superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julice Freitas Barbosa, e o coordenador do SAE / CTA, no NABS, Mauri Gonçalves Júnior, explicam que as ações feitas em locais e horários alternativos (como feiras livres) permitem o acesso da população às orientações sobre omo prevenir o contágio e como a rede pública de saúde trata os pacientes depois do diagnóstico de HIV / AIDS e ISTs. Nestas atividades, além das conversas de orientação, são entregues preservativos e feitos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.
Eliamar, Elinamar, Julice e Mauri destacam que o Dezembro Vermelho tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os moradores sobre a importância da luta contra o vírus HIV e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e principalmente a proteção dos direitos das PVHIV (pessoas vivendo com HIV).