POSTADO EM 21 mai 2021 · Decretos

SÁBADO É FERIADO EM ITUMBIARA, DIA DE SANTA RITA

Santa Rita de Cássia é a padroeira de Itumbiara. O município se chamou Santa Rita do Paranaíba até o fim de 1943. O dia dedicado à santa é 22 de maio. Por isso, a data é feriado municipal em Itumbiara. Neste ano, o feriado é num sábado.
A Prefeitura de Itumbiara publicou, no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 21, o Decreto nº 709/2021, que trata do feriado municipal de Santa Rita de Cássia neste ano.
Devem funcionar apenas serviços essenciais, por exemplo, na área de saúde, como os atendimentos no Hospital Municipal, na UPA e no SAMU. A Secretaria de Saúde poderá, se necessário, realizar ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19.
A HISTÓRIA
A história de Itumbiara está ligada à devoção à Santa Rita de Cássia. Há 169 anos, em 1852, dois fazendeiros doaram propriedades rurais em nome da santa, próximo ao rio Paranaíba. Lá foi construída uma capela, onde hoje fica a Catedral, na Praça da República. Em torno da capela e perto do rio, surgiu um povoado, que depois se tornou distrito até ser emancipado como município em 1909, dando origem a Itumbiara.
PROGRAMAÇÃO
A Diocese de Itumbiara e a Catedral de Santa Rita de Cássia elaboraram uma programação religiosa, que começou no dia 13 de maio, com uma novena, e irá até este dia 22. No sábado, serão celebradas missas, com as bênçãos das rosas, às 8, 10 e 15 horas. Às 16 horas, terá uma carreata saindo da Catedral e passando por todas as paróquias da cidade. Às 19 horas terá uma nova missa com a celebração de rosas.
De acordo com a assessoria da Diocese e da Catedral, todas as celebrações serão feitas seguindo as normas de prevenção ao contágio do coronavírus, com distanciamento social e uso de máscaras e álcool em gel.