POSTADO EM 22 set 2021 · Saúde

PREFEITURA E SAÚDE TRABALHAM PARA IMPLANTAR UTI GERAL NO HOSPITAL MUNICIPAL

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está atuando para habilitar, no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), 10 leitos de UTI geral. O objetivo é atender pacientes graves em áreas como cardiologia, neurologia e traumatologia, sem precisar transferir as pessoas para Goiânia ou outras cidades goianas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, o prefeito Dione Araújo pediu que a equipe da SMS busque a habilitação da UTI geral junto à Secretaria de Estado dE Saúde, de Goiás, a SES-GO, e ao Ministério da Saúde. Guilherme explica que houve uma diminuição nos casos de internação por Covid-19. Por isso, o HMMC, sendo habilitado, ficará com UTIs para pacientes gerais, enquanto o Hcamp São Marcos continuará a atender pessoas com coronavírus.
O médico Mac Artur Soares Andrade, responsável técnico pelas UTIs do Hospital Municipal, diz que ter UTI geral na unidade evitará transtornos, como ter que transportar pacientes graves para outros municípios. “O paciente da região de Itumbiara receberá o atendimento aqui mesmo”, destaca.
Os leitos de UTIs estão passando atualmente por reforma. O processo de habilitação já foi encaminhado à SES-GO e ao Ministério de Saúde.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM