ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 30 nov 2021 · Saúde

PREFEITURA E SAÚDE CONSCIENTIZAM SOBRE A SAÚDE DO HOMEM E A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA, EM AÇÃO NO NOVEMBRO AZUL

De acordo com informações do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. A incidência é maior em idosos, a partir dos 65 anos. A equipe do INCA informa que, no Brasil, um homem morre de câncer de próstata a cada a 38 minutos. Segundo os especialistas, a prevenção é a melhor opção. Por isso, a partir dos 40 anos, o homem deve fazer exames anualmente. Se detectada em fase inicial, a doença pode ser tratada mais rapidamente, com bons resultados. Mas a estatística é que 60% dos pacientes já são diagnosticados com este câncer em etapa avançada, podendo levar à morte.
Para conscientizar os homens da importância da cuidarem da própria saúde, é realizado o Novembro Azul, um mês inteiro de conscientização sobre a saúde masculina. Em Itumbiara, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) / Superintendência de Atenção Básica de Saúde, fez ações ao longo de novembro, nas unidades na cidade e também nos distritos de Meia Ponte e Sarandi.
Na última quinta-feira, dia 25 de novembro, foi realizado um evento na sede da SMS, no Senac, no Bairro Ernestina Borges de Andrade. Foram feitas consultas médicas, exames de PSA (que pode indicar o câncer de próstata), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de testes de Covid-19, atualização de vacinas, confecção de Cartão SUS e saúde bucal. Os participantes também acompanharam uma palestra com o médico do trabalho Elton Ferreira Franco.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, e o vereador Dr. José Orestes (que é médico), destacaram a importância do homem cuidar bem da saúde, prevenir doenças e, se tiver câncer, começar o tratamento de forma precoce, valorizando a vida. O Seu Pedro José da Silva, de 82 anos, foi até a sede da SMS fazer todos os exames e testes para continuar vivendo de forma bem saudável.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM