POSTADO EM 26 fev 2021 · Decretos

PREFEITURA ANUNCIA NOVO DECRETO: SUPERMERCADOS, FEIRA E ATIVIDADES RELIGIOSAS LIBERADAS NO DOMINGO

Com a divulgação do mapa de calor da Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (26), a Região Sul, onde está localizada Itumbiara, permaneceu em situação crítica, identificada pela cor laranja no mapa.
Logo após a divulgação da estatística, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, deliberou com a equipe de governo e membros do Comitê de Enfrentamento da Covid e divulgou novo decreto municipal.
As mudanças impactam nas atividades dos supermercados, feiras livres e atividades religiosas aos domingos. De segunda a sábado, permanecem as regras do decreto da semana passada.
Foi permitido o funcionamento dos supermercados e feiras livres aos domingos até 14h. Atividades religiosas poderão ser realizadas nas igrejas, templos, centros e outros ambientes religiosos até 20h.
Os supermercados ficam proibidos de vender bebida alcoólica aos domingos. Na feira livre, aos domingos, não será permitida colocação de mesas e cadeiras, venda de bebidas alcoólicas e consumo de alimentos no local.
Em relação às atividades religiosas, o novo decreto impõe limite de 30% da capacidade, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, devendo ser respeitado o espaço de 4 m² por pessoa.
Padarias, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais podem funcionar aos domingos somente no sistema de entrega domiciliar (Delivery).
As demais regras permanecem inalteradas. O município segue com equipe de fiscalização do decreto, formada pela Diretoria de Posturas, Vigilância Sanitária, Procon, SMT e apoio das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.