ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 02 mar 2021 · Decreto

PREFEITOS DA REGIÃO SUL ADOTAM MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID; SE NÃO SURTIR EFEITO IMEDIATO, LOCKDOWN SERÁ DECRETADO NO DIA 08

Prefeitos e secretários de Saúde de 10 municípios da Regional Sul reuniram em videoconferência na tarde desta segunda-feira (01/03), para tratar de medidas de enfrentamento à Covid-19 na região. A iniciativa partiu do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, em convocar os gestores municipais após a divulgação do mapa de risco da Secretaria Estadual de Saúde, que classificou a Regional na Fase de Calamidade.

Após a exposição do cenário epidemiológico de cada município e da Regional, o prefeito Dione Araújo falou da falta de leitos de UTI na região, seja na rede pública e privada, com praticamente 100% de lotação. Cada prefeito e secretário apontou as experiências de cada município nas medidas preventivas ao avanço da Covid.

Dione ressaltou a necessidade de uniformizar as medidas para combater a transmissibilidade do vírus, já que o mapa de risco é dividido por regiões e a situação impacta todos os municípios. Diversos temas foram abordados durante a reunião, todos sendo votados pelos prefeitos e decididos pela maioria.

Ficou estabelecido que os municípios não irão adotar o fechamento total (lockdown) neste primeiro momento, mas vão endurecer as restrições. Na prática, haverá a Lei Seca das 20h às 6h de segunda a sábado e aos domingos, o dia inteiro, com a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas. Se as ações não surtirem resultados nos próximos dias, na reunião marcada para o dia 08 de março, às 17h, será decretado o fechamento total por até 14 dias.

Serão adotadas medidas de restrição de circulação de pessoas e veículos, todos os dias, após às 21h e até 5h. O decreto excluirá as pessoas que estiverem trabalhando em serviços essenciais, em busca de atendimento médico ou em situação emergencial, que deverá ser justificada.

O comércio varejista terá permissão para funcionar de segunda a sábado, até 18h. Supermercados, de segunda a sábado até 20h e aos domingos, até 14h.

Bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta até 20h. A venda de bebidas alcoólicas será proibida entre 20h e 6h. As feiras livres poderão funcionar todos os dias até 20h e aos domingos, até 14h, mas a venda de bebidas alcoólicas será proibida.

O serviço de entregas em domicílio (Delivery) poderá funcionar de segunda a domingo, até às 22h. De segunda a sábado, após às 20h, fica vedada a entrega de bebidas. Aos domingos, a proibição abrange o dia inteiro.

Atividades religiosas serão permitidas de segunda a domingo, até 20h, com limite de ocupação de 30%, medidas de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e demais protocolos sanitários.

Ficou estabelecido que os municípios deverão ajustar seus decretos para incorporarem as novas deliberações. O prefeito que quiser adotar medidas ainda mais restritivas, poderá fazê-lo sem consultar os demais colegas, apenas haverá deliberação se for para flexibilizar.

Participaram da reunião os prefeitos André Chaves (Buriti Alegre), Cláudio Caixeta (Inaciolândia), Dione Araújo (Itumbiara), Joaquim Guilherme (Morrinhos), José Willian (Panamá), Zezinho Vieira (Goiatuba) e a prefeita interina de Bom Jesus, Sivalda Fernandes.

Os municípios de Água Limpa e Cachoeira Dourada foram representados pelos secretários de Saúde Elves Franq Gandara e Jose Eduardo Pereira, respectivamente. A secretária de Saúde de Buriti Alegre, Dayse Rosa, também acompanhou a reunião.