POSTADO EM 31 mai 2021 · Saúde

MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS VAI ATENDER MAIS DE MIL PESSOAS QUE AGUARDAM NA FILA DESDE 2013

Mais de mil pessoas que aguardam na fila há oito anos a liberação de cirurgias eletivas na Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara começarão a ser atendidas nesta semana. É que a Prefeitura de Itumbiara lançou o Mutirão de Cirurgias Eletivas para zerar a fila de espera por um procedimento cirúrgico.
A primeira etapa foi lançada nesta semana pelo prefeito Dione Araújo. São 101 pessoas convocadas para comparecer à Central de Regulação para atualizar os exames e agendar a cirurgia. São processos que aguardam liberação nos anos de 2013, 2014 e 2015.
“Vamos atender nessa primeira leva os pedidos mais antigos e de forma progressiva e contínua, fazer os chamados de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, até chegar a fila deste ano. Vamos atender todos, começando por quem está aguardando há mais tempo”, afirmou o prefeito Dione Araújo.
Segundo ele, a realização deste mutirão de cirurgias foi possível após um planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, o corte nos gastos com despesas de aluguel e outras medidas para sanear as contas da SMS, bem como auxílio de emendas parlamentares.
Os nomes dos beneficiários já está disponível no site da Prefeitura (itumbiara.go.gov.br/cirurgiaseletivas). Os indicados devem comparecer agora à Central de Regulação, que fica no prédio do SENAC, para agendar o procedimento.
Nesta primeira etapa, as cirurgias serão nas áreas de proctologia, otorrinolaringologia, ortopedia, ginecologia, urologia e cirurgia geral, como retirada de placas, retirada de útero, de fístula, de hemorroidas, de amígdalas, de adenoides, correção de desvio de septo, fimose, na região pélvica e outros procedimentos cirúrgicos.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC) com equipe médica, de enfermeiros, auxiliares e demais profissionais da cidade.