POSTADO EM 02 abr 2021 · COVID-19

ITUMBIARA RECEBE DOAÇÕES DE CAPACETES DE OXIGÊNIO

Equipamento é usado para melhorar oxigenação do paciente e evitar possíveis intubações

A Secretaria Municipal de Saúde, de Itumbiara, recebeu a doação de quatro capacetes de oxigênio Elmo. Os equipamentos foram doados numa parceria entre o Governo de Goiás (representado pelo governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino) e o Ministério Público goiano.

Os dispositivos já chegaram a Itumbiara e foram instalados no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC). O capacete de oxigênio permite a ventilação não invasiva contínua do paciente, que está com falta de ar e problemas respiratórios. É mais uma tentativa de melhor oxigenação de quem está internado, com Covid-19, sem a necessidade de intubação.

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e o secretário de Saúde de Itumbiara, Guilherme Davi, agradeceram as doações. “Os capacetes de oxigênio vão permitir maiores e melhores cuidados com os nossos pacientes”, explicou Guilherme.

AÇÕES ANTI COVID
Nas ações de tratamento de Covid-19 em Itumbiara, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, transformou a UPA em centro de atendimento específico da doença, com 12 leitos, sendo oito de estabilização. Depois instalou, com cofinanciamento do Governo Estadual, 10 leitos de UTIs no Hospital Municipal. Também no HMMC foram instaladas duas salas de ventilação não invasiva (vni) para tentar evitar intubações.

MAIS LEITOS HCAMP
A Prefeitura / Secretaria de Saúde está atuando para viabilizar, com o Governo de Goiás, a instalação de mais 20 ou 22 novos leitos no HCamp São Marcos, o hospital de campanha destinado exclusivamente a pacientes com Covid-19. O HCamp é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde. Atualmente, a unidade conta com 30 leitos de UTIs e 50 de enfermaria.