POSTADO EM 17 nov 2021 · Saúde

EM DIA HISTÓRICO NA SAÚDE, PREFEITURA REALIZA 120 CIRURGIAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

A Dona Maria Auxiliadora da Cunha Lima, de 78 anos, o Seu Cleuso José Marques, de 76 anos, e o Seu Getúlio Tiago da Cruz, de 61 anos, tiveram um compromisso comum na manhã desta terça-feira, dia 16 de novembro. Eles foram ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara, operarem de catarata, em mais um mutirão de cirurgias eletivas realizado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os três estavam na expectativa de voltarem a ver o mundo com mais cor e nitidez.
Num único dia, nesta terça, foram realizadas 116 cirurgias de catarata, contabilizando pessoas que foram operadas dos dois olhos ou de um dos olhos. Foram feitas ainda quatro cirurgias de hérnia e vesícula, num total de 120 procedimentos. Uma data histórica, na avaliação dos gestores e dos profissionais de saúde.
O mutirão de cirurgias eletivas continua até o fim desta semana, com uma equipe médica de Rio Verde, credenciada na SMS. A realização destes mutirões (para diversas especialidades) começou no primeiro semestre deste ano para reduzir uma fila de 1.125 pacientes, que, em alguns casos, esperavam por procedimentos cirúrgicos desde 2013, há oito anos.
Com mutirões em Itumbiara e parcerias com hospitais em Aparecida de Goiânia, Trindade e Catalão, a fila foi reduzida para menos de 300 pessoas. A proposta da Prefeitura de Itumbiara / SMS é zerar a fila de espera até o dia 20 de dezembro.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, frisou os esforços de toda a equipe da Secretaria para convocar os pacientes, fazer novos exames e organizar as cirurgias. Segundo ele, é essencial começar 2022 com a fila de espera zerada. “Queremos que as pessoas tenham dignidade”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, o subsecretário, Guilherme Machado Borges, o diretor administrativo do Hospital Municipal, Leandro Soares Amador, e Layanna Borges Gonçalves, da equipe da Central de Regulação, destacaram o empenho para que os pacientes passem bem pelas cirurgias e se recuperem, tendo uma vida saudável.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM