POSTADO EM 16 dez 2021 · Saúde

DEZEMBRO VERMELHO: PREFEITURA E SAÚDE FAZEM AÇÕES DE ORIENTAÇÕES SOBRE HIV / AIDS E ISTs

O Dezembro Vermelho é um mês com ações sobre a prevenção e o tratamento de HIV / AIDS e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Em Itumbiara, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de atividades para conscientizar os moradores sobre como prevenir o contágio e como a rede pública de saúde trata os pacientes depois do diagnóstico de HIV / AIDS e ISTs.
As atividades são feitas em conjunto pela Superintendência de Atenção Básica de Saúde, com os postos de saúde, e a Superintendência de Vigilância em Saúde, com a Vigilância Epidemiológica e o NABS (Núcleo de Ações Básicas de Saúde) / SAE (Serviço de Assistência Especializada) / CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Os profissionais estiveram em feiras livres, na praça da Avenida Oswaldo Cruz, no Bairro Parque dos Buritis III, e no espaço Capim de Ouro, na Avenida Beira Rio, esclarecendo as pessoas, fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C e também distribuindo preservativos.
A programação irá até o dia 22 de dezembro, com ações nas unidades de Itumbiara e nos distritos de Meia Ponte e Sarandi e ainda no calçadão da Avenida Beira Rio e na Praça da República. São pontos estratégicos em datas distintas para um contato direto com a população.
A superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julice Freitas Barbosa, e o coordenador do SAE / CTA, no NABS, Mauri Gonçalves Júnior, frisam que o Dezembro Vermelho segue os princípios do SUS, o Sistema Único de Saúde, promovendo educação sexual e informando sobre os cuidados para se prevenir e sobre o tratamento. Em Itumbiara, os pacientes com HIV / AIDS e ISTs recebem acompanhamento profissional no NABS / SAE / CTA, que fica no Bairro Jardim América.