POSTADO EM 02 fev 2021 · Saúde

CARTÃO SUS É NECESSÁRIO NA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Onde fazer o cartão em Itumbiara
O atendimento na rede pública de saúde, em todo o Brasil, é feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com o uso do Cartão SUS. Esse cartão facilita a marcação de consultas e exames, além de garantir o acesso a remédios de forma gratuita. E atualmente, também é necessário no cadastramento para a vacinação contra a Covid-19.
O secretário de Saúde de Itumbiara, Guilherme Davi da Silva, lembra que o atendimento na rede pública é um direito do cidadão, garantido por lei. Mas que há requisitos para evitar fraudes e demora para ser atendido. E o Cartão SUS se enquadra nesse processo.
Mas o que fazer se o morador ainda não tem o Cartão SUS? É necessário se cadastrar o mais breve possível.
Em Itumbiara, o cartão é feito nas 24 unidades da atenção básica à saúde. São 22 unidades na cidade, que incluem as clínicas populares e os postos da ESF (Estratégia da Saúde da Família). Também uma no distrito de Meia Ponte e uma no distrito de Sarandi. A pessoa deve procurar a unidade mais próxima da sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
No CAIS, no Bairro Anhanguera, o cartão é feito para os moradores que fazem atendimento ambulatorial lá. Os pacientes em tratamento no CEO, o Centro de Especialidades Odontológicas (na Rua Flausino Domingos Silva, no centro da cidade), podem fazer o cartão lá. O atendimento no CAIS e no CEO também são de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Já o Hospital Municipal Modesto de Carvalho (no Bairro Alto da Boa Vista) e na UPA / Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ciro Garcia (no Bairro Juca Arantes), que fazem atendimentos 24 horas todos os dias, o Cartão SUS é feito se o paciente não tiver sido cadastrado ainda.
O Cartão SUS é feito ainda na unidade de atendimento da Prefeitura de Itumbiara na agência do Vapt-Vupt, na Rua Paulo Abari, no Bairro Jardim América. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Para fazer o Cartão SUS é necessário apresentar:
* Documentos pessoais (carteira de identidade e CPF)
* Comprovante de endereço
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM