POSTADO EM 25 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: ZOONOSES FAZ MAIS DE 10 MIL AÇÕES, COM RECOLHIMENTO, CUIDADOS E VACINAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES

A UVZ, Unidade de Vigilância em Zoonoses, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde, fez, em 2021, 10.867 ações, que incluem o recolhimento, cuidados e vacinação de animais domésticos e silvestres. Esta reportagem faz parte de uma série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
A equipe de Zoonoses realizou a vacinação antirrábica em cães e gatos. Um total de 9.920 animais vacinados, sendo 9.557 da campanha de 2021, 182 não imunizados no ano de 2020, 163 cães de duas associações de proteção animal e 18 cachorros e gatos do aterro controlado na BR-452. Os animais do aterro controlado também foram consultados, tratados de ferimentos e vermifugados.
Os profissionais fizeram a doação de 74 cães e gatos, resgatados por estarem abandonados ou serem vítimas de maus tratos, numa ação de posse responsável.
A UVZ resgatou e tratou 45 animais silvestres, sendo que oito faleceram. Os demais foram soltos na natureza ou encaminhados para o CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Goiânia. Também foram capturados, consultados e tratados 185 cavalos, que estavam em ruas, avenidas ou lotes na cidade, o que não é permitido por lei.
Outra atividade da UVZ foi o controle de animais peçonhentos, com a vistoria de mais de 500 imóveis, resultando na captura de mais de 400 escorpiões, serpentes e aranhas de importância médica. Esses animais com peçonha foram encaminhados ao Instituto Butantan, por meio de uma parceria com a SES, Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a coordenadora da UVZ, a bióloga Fernanda Camargo, a equipe de Zoonoses atua na proteção animal e nos cuidados para que os animais não transmitam doenças aos seres humanos.
As pessoas podem pedir atuação da UVZ pelo WhatsApp (64) 99294-7154.
A série de reportagens com os balanços das diversas áreas da saúde pública municipal em Itumbiara continua na próxima semana.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: equipe UVZ / VIGILÂNCIA EM SAÚDE