POSTADO EM 10 mar 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PARTICIPA DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 E FAZ MAIS DE 56 MIL VARIADOS ATENDIMENTOS E AÇÕES

Em 2021, a Vigilância Epidemiológica de Itumbiara, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde, fez 57.290 atendimentos e ações, além de ter coordenado a aplicação de 168.682 doses contra a Covid-19, entre primeira, segunda e dose de reforço, também chamada de terceira dose. Fez ainda a notificação de 11.160 casos e 395 mortes decorrentes do coronavírus. Esta é uma das reportagens da série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
De acordo com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julice Freitas Barbosa, a atuação nesta área é variada e abrange desde a organização de campanhas de vacinação (como a imunização contra a Covid-19) e a aplicação regular de todas as vacinas de crianças, jovens e adultos até os tratamentos de AIDS e ISTs, infecções sexualmente transmissíveis, até a notificação de nascimentos e de doenças. Há também os registros de doenças e acidentes com animais peçonhentos.
Elinamar e Julice destacam que os objetivos da Vigilância Epidemiológica são assar orientações técnicas permanentes aos profissionais de saúde, definir ações de controle de doenças e organizar atividades de prevenção e de tratamento, como campanhas esporádicas ou atividades regulares.
Em Itumbiara, o NABS (Núcleo de Ações Básicas de Saúde), localizado no Bairro Jardim América, é um dos suportes da Vigilância Epidemiológica. Lá tem, entre outras atividades, uma sala regular de vacinas e abriga programas, como SAE (Serviço de Assistência Especializada) / CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com testes e atendimento de pacientes com AIDS ou ISTs. O NABS funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: equipe VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA / VIGILÂNCIA EM SAÚDE