POSTADO EM 15 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: UPA FAZ MAIS DE 177 MIL ATENDIMENTOS, COM ATENÇÃO À COVID E DOENÇAS GRIPAIS

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Ciro Garcia) fez, em 2021, 177.832 atendimentos. A unidade, localizada no Bairro Juca Arantes, em Itumbiara, foi exclusiva para atender pacientes com Covid-19 e doenças gripais entre 1º de março e 17 de outubro. Esta reportagem faz parte de uma série sobe os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
No período em que a UPA foi central de Covid-19, os profissionais atenderam os pacientes que chegavam com sintomas gripais. Se a pessoa fosse diagnosticada com coronavírus, recebia acompanhamento e, em muitos casos, ficava internada lá até receber alta ou ser encaminhada para o HCamp São Marcos ou o Hospital Municipal Modesto de Carvalho. A UPA recebeu equipamentos específicos para tratamento de Covid-19. Neste início de ano, com o aumento dos casos da variante Ômicron, a UPA está atendendo também pacientes com Covid-19 e doenças gripais, com testagem dos pacientes.
Antes e depois do atendimento direcionado para Covid-19 e doenças gripais, a UPA atendeu casos de pressão alta, dor no peito, infartos, AVCs (derrames), dor abdominal, sangramentos e hemorragias, dificuldade para respirar, febre alta, traumas, coma, acidentes, ferimentos, cortes, choques elétricos, fraturas, luxações e entorses, vômitos, diarreias, paradas cardiorrespiratórias e convulsões, além de emissão do Cartão SUS. Também atendimento para crianças, em situações de baixa complexidade. Os casos de alta complexidade foram encaminhados ao Hospital Municipal.
De acordo com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, o diretor administrativo interino da UPA, Rafael Henrique Silva, o diretor clínico, Bruno Ferreira Brasileiro, e a coordenadora de Enfermagem, Berenice Patrocínio Ribeiro Batista, a equipe da unidade busca atender, de forma humanizada, o paciente, desde a entrada, a permanência lá até a saída ou alta médica.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM