POSTADO EM 23 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: SAMU FAZ MAIS DE 122 MIL ATENDIMENTOS, COM ORIENTAÇÕES E TRANSPORTES

Em 2021, o SAMU (Serviço Móvel de Urgência) de Itumbiara fez 122.239 atendimentos, que incluem, entre outras ações, orientações, transportes e transferências. Esta reportagem faz parte de uma série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo. Já foram feitas reportagens sobre os balanços do Hospital Municipal, Central de Regulação, UPA, CAIS e CAPS II Dr. Murilo Borges.
O SAMU é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Goiás e a Secretaria Municipal de Saúde. O órgão faz atendimentos de resgate, na rua ou em domicílios (como casas e comércios), de pacientes que precisam de intervenção especializada imediata ou remoção para unidades de saúde com pronto-socorro. Entre as atuações estão paradas cardiorrespiratórias, atenção a gestantes, queimaduras e acidentes de trânsito.
Em Itumbiara, o SAMU foi instalado em 2009 e, desde 2016, funciona na atual sede, na Avenida Planalto, no centro da cidade. Atualmente, trabalham lá 54 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e profissionais da área administrativa. O atendimento é feito com ambulâncias e motos (as chamadas motolâncias).
A área de abrangência é de Itumbiara e mais 11 municípios do Sul de Goiás (Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Joviânia, Morrinhos e Panamá). A central é em Itumbiara, mas há bases também em Bom Jesus, Goiatuba, Joviânia e Morrinhos.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, o coordenador geral do SAMU, o médico Rogério Cardoso Guimarães, a coordenadora de Enfermagem, Amanda Bembo de Souza, e a diretora administrativa, Carmem Lúcia de Oliveira Costa, destacam que o órgão é para situações de urgência e emergência. Por isso, pedem que os usuários não passem trotes e telefonem para lá somente se for estritamente necessário.
Só lembrando. O telefone para chamar o SAMU é o 192.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM e equipe SAMU