ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 14 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: HOSPITAL MUNICIPAL FAZ MAIS DE 256 MIL ATENDIMENTOS, COM TRATAMENTO DE COVID E CIRURGIAS ELETIVAS

Em 2021, a equipe do Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), de Itumbiara, fez 256.213 atendimentos. O balanço faz parte dos relatórios das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo. Esta reportagem é a primeira de uma série com os balanços do ano passado nas diversas áreas da SMS.
O hospital, em funcionamento há mais de 40 anos, foi um dos locais para tratamento de pacientes com Covid-19 em Itumbiara. A Prefeitura / Secretaria de Saúde instalou na cidade 10 leitos de UTIs, em cofinanciamento com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Em outubro, com a diminuição dos casos de internação por coronavírus, os leitos foram transformados em UTIs gerais para atender, por exemplo, pessoas acidentadas ou com comprometimentos cardíacos, como infartos.
No HMMC também foram cirurgias eletivas, no esforço da Prefeitura / SMS para zerar a fila de espera que durava mais de oito anos, vinda de gestões anteriores. Foram 547 procedimentos, sendo 288 de catarata e 259 de outras áreas. Somente em um dia, 20 de dezembro, foram realizadas 116 cirurgias de catarata. Somados aos procedimentos feitos em Trindade, foram, ao todo, 903 cirurgias eletivas.
Também foram feitos 55 mil atendimentos de pronto-socorro, 27.134 de laboratório (com 153.300 exames), 9.900 raio-x, 5.000 tomografias computadorizadas, 2.300 ultrassonografias, 1.100 mamografias, mais de 1.500 procedimentos no centro cirúrgico e 732 partos, sendo 275 partos normais e 457 cesáreas.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, os diretores do Hospital (Ernani Oliveira Rodrigues, Luís Patrício Romero Gonzalez e Leandro Soares Amador), a coordenadora de Enfermagem da unidade, Danyelle Sousa Martins, e o diretor da Central de Regulação, Guilherme Machado, destacam os esforços de todos os profissionais do HMMC (da área de saúde e ligados à administração) para prestarem atendimentos humanizados à população.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM