ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 24 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: ENDEMIAS REALIZA MAIS DE 195 MIL AÇÕES EM COMBATE A FOCOS DE DOENÇAS COMO DENGUE

 

Em 2021, os profissionais da Diretoria de Endemias, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde, realizaram 195.681 ações de prevenção e combate a focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Esta é uma das reportagens da série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
Os agentes de endemias visitaram as casas, verificando possíveis criadouros e orientando os moradores a eliminarem materiais que possam acumular água parada. Também estiveram em terrenos baldios e imóveis fechados para fazerem a verificação se tinham larvas do mosquito nesses locais. Atuaram ainda com orientações aos síndicos de condomínios residenciais e comerciais e aos visitantes de cemitérios no Dia de Finados, 2 de novembro. E fizeram LIRAs (levantamentos rápidos de índices para Aedes aegypti) para saber em quais bairros tinham mais infestação do mosquito e mais casos de dengue. Com base no resultado da LIRA, foram feitas ações específicas nos setores com maior incidência da doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, tiveram, em Itumbiara, durante o ano de 2021, 548 notificações de dengue. Desse total, 222 casos foram confirmados.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a coordenadora de Endemias, Daniela dos Santos, destacam que, na prevenção e no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegytpi, a parceria e a cooperação dos moradores são fundamentais. “É uma luta de todos nós”, frisam.
As pessoas podem pedir atuação dos agentes de endemias pelo WhatsApp (64) 99245-7555.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: equipe DIRETORIA DE ENDEMIAS / VIGILÂNCIA EM SAÚDE