POSTADO EM 03 mar 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: CEREST PASSA POR REESTRUTURAÇÃO E REALIZA MAIS DE 100 AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR

O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional Rural de Itumbiara, ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde, passou por um processo de reestruturação em 2021, realizando 107 ações ao longo do ano passado. Esta reportagem faz parte da série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a equipe do CEREST explicam que o bem-estar, físico e mental, do trabalhador está inserido na rede pública, com a finalidade de realizar estudos e pesquisas sobre as relações de trabalho e o processo de adoecimento dos profissionais, focando na segurança e na saúde do funcionário.
Em 2021, o CEREST Regional Rural de Itumbiara realizou ações para assegurar o direito à saúde e à dignidade do trabalhador. Entre as ações realizadas estiveram atividades educativas em eventos, alongamento laboral e atendimento médico. Também inspeção em estabelecimentos para verificação das condições de trabalho, execução de projetos com trabalhadores rurais e atendimentos a demandas do Ministério Público do Trabalho 18ª Região, CEREST Estadual / Regionais de Saúde / Ouvidoria. E ainda orientações sobre a notificação de agravos relacionados a acidentes de trabalho e preenchimentos de fichas do SINAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde. Os acidentes de trabalho estão incluídos na lista de doenças de notificação compulsória.
O CEREST funciona no prédio do NABS (Núcleo de Ações Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O contato é pelo WhatsApp institucional do órgão, (64) 3433-0300.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: equipe CEREST / VIGILÂNCIA EM SAÚDE