POSTADO EM 18 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: CAPS DR. MURILO BORGES REALIZA MAIS DE 10 MIL ATENDIMENTOS, COM MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II Dr. Murilo Borges, localizado na Avenida Equador, no Bairro Dom Veloso, em Itumbiara, fez, entre maio e dezembro de 2021, 10.258 atendimentos, uma média de 1.282 por mês. Esta é uma das reportagens da série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
A unidade foi inaugurada oficialmente em junho do ano passado, completando o processo de municipalização do tratamento de saúde mental em Itumbiara, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O nome do CAPS II é uma homenagem ao médico Murilo Borges Guimarães, que morreu no fim de 2020, depois de atender na instituição por mais de 24 anos. Na unidade, são atendidas pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a médica Moabe Guimarães Borges Ribeiro e a coordenadora administrativa, Elci Rabelo, destacam que uma equipe multiprofissional (com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, arteterapeutas, pedagoga, profissional de Educação Física entre outros) atende os usuários com atividades de forma individual e em grupo, práticas corporais e oficinas terapêuticas.
O atendimento no CAPS II Dr. Murilo Borges é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A série de reportagens com os balanços das diversas áreas da saúde pública municipal em Itumbiara continua na próxima semana.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM