POSTADO EM 18 fev 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: CAIS FAZ MAIS DE 76 MIL ATENDIMENTOS, COM CONSULTAS E PROCEDIMENTOS DE DIVERSAS ESPECIALIDADES

O CAIS (Centro de Atenção Integrada à Saúde), localizado no Setor Anhanguera, fez 76.159 atendimentos em 2021, sendo 52.980 consultas e 23.179 procedimentos em diversas áreas. Esta reportagem é de uma série sobe os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo. Já fizemos reportagens sobre os balanços do Hospital Municipal, Central de Regulação e UPA 24 Horas.
As quase 53 mil consultas foram em áreas como tratamento de alergia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologista, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Também com atendimentos em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Psiquiatria. E ainda com assistente social e perícia médica para servidores municipais efetivos. Já os mais de 23 mil procedimentos incluem de curativos, retirada de pontos e teste de pezinho a atendimentos ginecológicos e pequenas cirurgias. Também no CAIS tem farmácia básica, farmácia assistencial, farmácia de alto custo, raio x, eletrocardiograma e sala de vacinas. A unidade também serviu, em 2021 e agora no início de 2022, como um dos locais de vacinação contra a Covid-19. A lista completa está em arquivo junto com esta reportagem.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, o diretor administrativo do CAIS, Radivair Miranda Machado Neto, o diretor clínico, José Antônio Ferreira, e os coordenadores de Enfermagem, Santina Pereira e Flávio Borges, explicam que a unidade atende a população de Itumbiara com os mais diversos serviços ambulatoriais. Eles destacam que a unidade é um centro de referência para diversos atendimentos, como suporte à toda rede pública de saúde em Itumbiara.
O atendimento no CAIS é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM e equipe CAIS