POSTADO EM 11 mar 2022 · Saúde

BALANÇO SAÚDE 2021: ATENÇÃO BÁSICA REALIZA MAIS DE 213 MIL ATENDIMENTOS, COM AÇÕES EM POSTOS E VARIEDADE DE PROGRAMAS

Em 2021, a Superintendência de Atenção Básica de Saúde realizou em Itumbiara 213.212 atendimentos, nas unidades, os chamados postos de saúde, e nos diversos programas, contemplando pessoas de todas as idades. Esta é uma das reportagens da série sobre os balanços das diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no primeiro ano da gestão do prefeito Dione Araújo.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Aparecida Santana, o coordenador da área de Odontologia, Alcides Antônio da Silva Júnior, e a coordenação de Enfermagem frisam que a Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários no SUS, o Sistema Único de Saúde. Ou seja, é o atendimento inicial.
Em Itumbiara, são 24 unidades. 22 na cidade, uma no distrito de Meia Ponte e uma no distrito de Sarandi. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. As unidades contam com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, cirurgiões-dentistas e servidores administrativos, além de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais de Educação Física.
A atenção básica conta com variados programas e atividades, como confecção do Cartão SUS, teste do pezinho e da mãozinha para recém-nascidos, PSE (Programa Saúde na Escola), saúde do idoso, prevenção e combate ao tabagismo, nutrição e suplementação alimentar, o PNAISARI para atender os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) e o atendimento aos reeducandos do presídio regional de Sarandi. Há ainda participações na vacinação com vacinas de rotina e contra a Covid-19 e em campanhas como Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, Outubro Rosa, com conscientização sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, com foco no câncer de próstata.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: equipe ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE e ROBSON HENRIQUE / DECOM