POSTADO EM 23 dez 2021 · Endemias

AÇÕES DE PREVENÇÃO À DENGUE SÃO INTENSIFICADAS EM ITUMBIARA

Em Itumbiara, do início do ano até agora, foram notificados 471 casos de dengue. Deste total, 121 foram confirmados. Com o período chuvoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem intensificado as ações de prevenção à doença na cidade e nos distritos de Meia Ponte e Sarandi para eliminar focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti . O trabalho é feito pelos agentes de endemias que atuam em ações de bloqueios no Departamento de Endemias, ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde.
Os agentes visitam as casas e verificam focos, que podem estar, por exemplo, em uma caixa d’água, usada no abastecimento dos moradores do imóvel. Também há recolhimentos de materiais em terrenos baldios e o combate com bomba costal.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a gerente de Endemias, Daniela dos Santos, pedem a cooperação da população para o esforço coletivo de prevenção à dengue. “Atitudes simples, como verificar se o vasinho de planta está com água parada, podem evitar o contágio, a doença e até mortes”, frisam.
As pessoas podem procurar a gerente de Endemias, Daniela dos Santos, para fazerem denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. O contato é pelo telefone (64) 99245-7555. Durante o ponto facultativo, entre 24 e 31 de dezembro, a equipe vai atuar em esquema de plantão.